Visita à Creche Escola Tia Maura

Há mais de um mês, anunciamos nossa parceria com o Instituto da Criança. E recentemente fizemos uma visita à Creche Escola Tia Maura. Que é uma das instituições apoiadas por eles. A Creche Escola Tia Maura, localizada na Vila da Canoa, no município do Rio de Janeiro. É rodeada pela Mata Atlântica e há mais de 30 anos faz um trabalho extraordinário em sua região.

Crianças em momento de recreação
Crianças em momento de recreação

Ela leva educação de qualidade para crianças carentes não só da região, mas também de comunidades vizinhas. Como Pedra Bonita, Itanhangá e Rocinha. Eles possuem uma equipe de 30 funcionários e professores bastante qualificados. Atualmente eles cuidam de 155 crianças que são atendidas em regime de horário integral.

A Instituição atende da Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Fundamental I. Após esta fase, sempre que possível, a creche direciona os alunos para o colégio Teresiano, para que continuem seus estudos.

Como tudo começou

A princípio, tudo começou em meados de 1985, mediante uma longa greve que a rede pública atravessava. A tia Maura, diretora do atual grupo comunitário, decidiu ajudar um grupo de alunos da rede municipal. Para que eles não perdessem aquele ano letivo. Logo foi um sucesso! Os pais dos alunos gostaram do trabalho. E pediram para que o mesmo fosse feito com os irmãos dessas crianças.

Crianças em sala de aula
Crianças em sala de aula

Ao passo que na época, não havia espaço suficiente em sua casa para receber todos os alunos. Mas deu a sorte de cruzar o caminho de um japonês que visitava o país. E se interessou pela história. Ele era engenheiro e quis conhecer a comunidade de perto. Foi quando se encantou pela história e o trabalho realizado ali. Mediante a isso, a creche recebeu sua primeira ajuda. Através de uma obra de expansão realizada por ele. Mais tarde, essa obra garantiu à creche um convênio com a prefeitura do Rio de Janeiro. Que permite seu funcionamento até os dias de hoje.

O financiamento da prefeitura, permite que crianças de 1 a 3 anos e 11 meses permaneçam na creche de forma gratuita. Assim, as famílias das crianças a partir de 4 anos, passam a pagar um valor que varia entre 300 a 500 reais.

Atualmente, a creche funciona em horário integral de 8h às 17h. E oferece às crianças 4 refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche e jantar.

Parceria da Creche escola Tia Maura com o Instituto da Criança

Mural de desenhos das crianças de creche
Mural de desenhos das crianças de creche

O Instituto da Criança é um parceiro que apoia a Creche Tia Maura. Em outras palavras, a instituição é responsável por pagar a mensalidade de crianças em situações de maior vulnerabilidade. Assim, cada caso é analisado juntamente com a Tia Maura. E havendo carência de recursos por parte da família. A criança recebe o subsídio integral. E pode continuar seu percurso escolar.

Estrutura e grades

A creche possui estrutura de ensino fundamental. E constantemente conta com muitas aulas. Que estimulam o desenvolvimento e a criatividade. Contam com as aulas de inglês e música, a partir do primeiro ano. Além das aulas, a instituição promove festas típicas do nosso Brasil. Como festas juninas, que promovem o ensino através de brincadeiras.

Desenho feito pelas crianças da creche
Desenho feito pelas crianças da creche

Dentre as matérias comuns à grade, os alunos do quinto ano aprendem também sobre as diferentes culturas do nosso país. Como a literatura de cordel. Bem como aproveitam as oficinas de história e ciências. Que se conectam em atividades interdisciplinares. Por ser rodeada pela Mata Atlântica, os professores desenvolvem muitas atividades no entorno da escola com os alunos. Fazendo estudos sobre os tipos de vegetação, por exemplo. Em que as crianças podem conhecer novas espécies de plantas nativas.

Como resultado desses pequenos relatos, podemos perceber que as crianças recebem um tratamento diferenciado. Não só no âmbito educacional, mas também no individual. Vivenciando assim, experiências que vão além, com acesso a recursos que potencializam a sua experiência escolar. Construindo por fim, uma gostosa memória afetiva.

Marcelo, da Mwelhores Diaristas e Tia Maura, da Creche Escola Tia Maura
Marcelo, da Mwelhores Diaristas e Tia Maura, da Creche Escola Tia Maura

Nós, da Melhores Diaristas, tivemos muito orgulho em ver o trabalho realizado na nossa visita à Creche Escola Tia Maura. E em conclusão, queremos estimular cada vez mais ações que valorizem o desenvolvimento social. Buscando de alguma forma combater as desigualdades. E promovendo a equidade social.

Folder de divulgação
Folder de divulgação